Núcleo de Medicina Esportiva (NUMESP)

Um dos lemas da AAARL é “O Esporte faz amigos, a AAARL faz e estuda o Esporte”. O NUMESP, Núcleo de Medicina Esportiva, é uma instituição ligada à Atlética responsável por estudar o esporte, sendo a parte científica da Atlética. Formado por alunos da medicina e outros cursos da Faculdade, sua atividade baseia-se no estudo da medicina aplicada à pratica esportiva, seja competitiva, recreativa ou associada à reabilitação. Este núcleo foi criado em 1997 com o intuito de aprofundar os conhecimentos nessa área tão importante para a saúde e ao mesmo tempo tão pouco explorada na formação médica ao longo da graduação.

Ao longo do ano, as atividades do Núcleo se estendem desde atividades teóricas, como mini-cursos, onde professores são convidados a ministrar palestras, a atividades práticas, onde os membros do NUMESP aplicam avaliações físicas nos atletas da nossa Faculdade.

Além disso, o Núcleo realiza bienalmente o Curso Básico de Medicina Esportiva dentro da própria Faculdade de Medicina, voltada para os alunos de várias áreas como Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e é claro, Medicina. Este curso teórico prático é ministrado por docentes convidados visando passar o conhecimento dessa área pouco abordada na graduação.

O Curso Básico de Medicina Esportiva serve ainda como uma preparação para o Encontro AAARL de Medicina Esportiva, com o qual se intercala anualmente. Para o Encontro, por sua vez, uma comissão independente do NUMESP – mas que parte deste – se forma para organizar o evento cujas dimensões são visivelmente maiores, atingindo não apenas graduandos, como também profissionais das áreas ligadas a Medicina do Esporte.

Visite o site da NUMESP